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Como fazer uma reclamação na Uber: Guia completo

Precisa denunciar ou fazer uma reclamação na Uber devido o compartamento do motorista ou cobranças indevidas da plataforma? Veja nosso guia completo!

A Uber, uma das principais empresas de transporte do Brasil atualmente, segue uma postura exemplar quando o assunto é tratamento ao cliente.

Afinal, com sua cultura muito bem definida e focada no bem estar dos usuários, ela oferece diversas opções para que os consumidores possam reportar um problema ou comportamento inadequado por parte dos motoristas.

Para isso, é necessário acessar a central de atendimento no aplicativo ou site da empresa, selecionar a viagem e informar o ocorrido. Apesar de ser simples, é muito fácil se perder em meio a tantas informações e opções que a plataforma oferece. Portanto, para te ajudar com essa tarefa, desenvolvemos este guia completo. Faça uma ótima leitura!

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Como fazer uma reclamação na Uber: Guia completo

Como fazer uma reclamação na Uber: Cobrança indevida, revisão de tarifa ou problemas durante a corrida

Se você teve problemas durante uma corrida com a Uber, como uma cobrança indevida, trajeto incorreto entre outros, é possível fazer uma reclamação para a empresa.

Para isso, existem duas maneiras: pelo aplicativo ou pelo site. A seguir, você irá conferir o passo a passo para cada uma das opções.

Pelo Aplicativo: passo a passo

  1. Abra o aplicativo da Uber no seu celular e no menu inferior vá até a seção “atividade”
  2. Selecione a viagem em questão e role a página até chegar em “Ajuda”, após, toque em “ajuda com sua viagem”
  3. Dentre as opções sinalize o motivo da sua reclamação como revisar tarifa, problemas de pagamentos e comportamento do motorista
  4. Agora, siga as instruções até o final informando os fatos do acontecido e pronto!
  5. A Uber irá avaliar as informações e responder, geralmente, em até 24 horas.

Pelo site: passo a passo

  1. Acesse o site da Uber e faça login na sua conta;
  2. Clique na opção “Ajuda” no cabeçalho do site, ao lado da sua foto de perfil
  3. Escolha a opção “Viagens e entregas” e selecione a viagem em questão;
  4. Selecione o motivo da sua reclamação e siga as instruções até o final
  5. Pronto! Agora, basta aguardar a resposta da Uber.

Lembre-se de fornecer o máximo de informações possíveis sobre o problema. A Uber costuma responder as reclamações em até 24 horas, mas em alguns casos pode ser necessário aguardar mais tempo. 

Atenção: Caso você não fique satisfeito com a resposta e atitude da empresa, você poderá recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, além de poder registrar uma reclamação no Reclame Aqui.

Como denunciar um motorista da Uber: passo a passo

Quando um usuário se sente prejudicado ou insultado por um motorista da Uber, logo após a conclusão da viagem, já é possível denunciá-lo pelo próprio aplicativo de maneira rápida e simples, veja:

  1. No aplicativo da Uber vá até a opção “atividade” no menu inferior
  2. Selecione a viagem no qual ocorreu a situação de insulto ou má fé
  3. Agora, role a página até chegar em “Ajuda”, após, toque em “ajuda com sua viagem”
  4. Dentre as opções sinalize o motivo da sua denúncia
  5. Siga as instruções até o final e descreva a situação em detalhes
  6. Clique em “Enviar” e pronto!
  7. Sua denúncia foi enviada para a equipe de suporte da Uber

Vale destacar que é importante se manter atento desde o início para não acabar escolhendo a viagem errada e denunciando um profissional injustamente, assim como também fornecer uma descrição detalhada do incidente. 

Por mais que todo processo seja automatizado e não tenha nenhum contato direto com um funcionário da Uber, a empresa leva todas as denúncias a sério e investiga cada uma delas para garantir a segurança de seus usuários.

Consigo fazer uma reclamação por telefone?

Não. Atualmente, o atendimento aos usuários da plataforma é feito somente pelo aplicativo ou site na central de ajuda. 

Esqueci um objeto no Uber: o que fazer?

Calma. Você pode entrar em contato com o próprio motorista utilizando uma das opções de ajuda.

Para isso siga o passo a passo acima e na seção de motivos do contato clique em “objeto perdido”. Após, entre em contato com o motorista e verifique se ele achou ou não o objeto.

Por fim, para evitar dores de cabeça quando for fazer uma viagem novamente, verifique a nota do motorista, comentários de outros usuários e caso a nota seja baixa, opte por cancelar e solicitar um novo carro.

Caso você seja um usuário frequente do aplicativo há também a opção de Uber VIP, onde apenas motoristas qualificados podem atender, geralmente, o tempo de espera é menor e o valor é similar ao da categoria X.

No mais, esse foi o nosso artigo sobre como fazer uma reclamação na Uber, espero que tenhamos te ajudado com essa terafa e que sua situação se resolva o quanto antes. Para mais conteúdos como esse acesse nosso portal. Obrigado por chegar até aqui e até mais!

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