Pular para o conteúdo

Como bloquear chamadas indesejadas no celular

  • Tutoriais

Durante o dia, principalmente quando o seu celular está cadastrado em muitas contas e assinaturas, é possível receber muitas chamadas. Sejam de spam, telemarketing ou propostas comerciais, essas chamadas podem tomar muito do nosso tempo apertando o botão de desligar.

Para resolver essa questão, nós trouxemos esse artigo curtinho sobre como bloquear chamadas que você não quer receber. São várias formas e você pode escolher a que melhor sirva para você. Acompanhe a leitura logo abaixo.

Como bloquear chamadas no iPhone e Android?

Já existe uma configuração padrão nos smartphones atuais, independente do sistema que possuam. Essa configuração bloqueia automaticamente chamadas de números considerados como spam ou números usados por operadoras.

Essa configuração é especialmente útil quando não queremos gastar tempo rejeitando ligações de banco e telemarketing, mas alguns números podem ser interpretados como spam e rejeitados. Por exemplo: um contato que você não tenha salvo aparecerá “em vermelho”, como spam.

Nesse caso, o bloqueio não acontece, mas a ligação é exibida e você pode escolher rejeitar e selecionar o número como spam ou não.

Veja como configurar logo abaixo:

Configurando no Android

Para fazer o bloqueio “manual”, ou seja, número por número:

  1. Abra o aplicativo “Telefone”;
  2. Selecione a opção “Recentes”;
  3. Toque no número que você quer bloquear;
  4. Toque no botão de informações (geralmente um ícone de “i” ou três pontinhos);
  5. Selecione “Bloquear número” ou “Bloquear contato”.

Para fazer “automaticamente”, ou seja, bloquear spam e números suspeitos:

  1. Vá às configurações de chamada do smartphone;
  2. Selecione “Configurações” e procure por “Bloqueio de chamadas” ou “Identificador de chamadas e spam”;
  3. É só ativar.

Configurando no iPhone

Para bloquear manualmente, é o mesmo passo a passo do Android.

Para fazer de maneira automática: vá para “Ajustes” > “Telefone” e ative “Silenciar Chamadores Desconhecidos”.

Isso não bloqueia as chamadas, mas as envia diretamente para a caixa postal.

Bloqueando chamadas com recursos de terceiros

Além dos recursos do smartphone, também é possível usar recursos de terceiros para bloquear chamadas e spam. Algumas das opções mais usadas incluem:

1. Truecaller

Disponível para Android e iPhone.

Funcionalidades: oferece um sistema de identificação e bloqueio de chamadas de spam. Além disso, possui um recurso de busca para identificar números desconhecidos e uma comunidade ativa que contribui para a base de dados de spammers.

Privacidade: é importante revisar as configurações de privacidade, pois o aplicativo acessa seu registro de chamadas e contatos.

2. Hiya

Disponível para Android e iPhone.

Funcionalidades: especializado em identificar chamadas, protegendo os usuários contra fraudes e chamadas de spam. Utiliza algoritmos avançados para analisar chamadas em tempo real.

Vantagem: Hiya é conhecido por sua interface de usuário simples e por não consumir muitos recursos do seu dispositivo.

3. Nomorobo

Apenas para iPhone.

Funcionalidades: focado em bloquear robocalls e chamadas de telemarketing, é uma excelente escolha para usuários que recebem muitas chamadas automáticas indesejadas.

Assinatura: embora ofereça um período de teste gratuito, é um serviço pago para acesso completo às suas funcionalidades.

4. RoboKiller

Apenas para iPhone.

Funcionalidades: além de bloquear chamadas de spam, tem a capacidade única de gravar a voz do spammer, o que pode ser útil para análises e denúncias posteriores.

Personalização: permite que os usuários personalizem a lista de bloqueio e oferece insights estatísticos sobre as chamadas bloqueadas.

5. Serviço “Não Me Perturbe”

Visa reduzir as chamadas indesejadas de telemarketing, dando mais controle aos consumidores sobre quem pode contatá-los.

Cadastro no “Não Me Perturbe”:

Acesse o site naomeperturbe.com.br, crie uma conta e insira seu número de telefone. Uma vez cadastrado, as empresas de telemarketing são notificadas para não ligar para o número registrado.

Embora seja uma ferramenta muito útil, ela pode não bloquear todas as chamadas de telemarketing, especialmente daquelas empresas que não respeitam a lista.

Serviços equivalentes: muitos países oferecem serviços semelhantes ao “Não Me Perturbe”. Esses serviços são geralmente gerenciados por agências reguladoras de telecomunicações ou organizações de defesa do consumidor.

Motivos para receber ligações indesejadas

Receber ligações indesejadas, como as de telemarketing ou chamadas automáticas (robocalls), é bastante comum e pode ser realmente incômodo. Vamos entender por que isso acontece com tanta frequência:

1. Chamadas automatizadas

Muitas empresas utilizam sistemas que fazem chamadas automaticamente. Esses sistemas podem ligar para números aleatórios ou para listas de números que eles têm, o que aumenta muito o número de ligações indesejadas.

2. Seus dados por aí

Seu número pode acabar em listas de telemarketing se você o informar em sites, concursos ou serviços online.

Às vezes, empresas compram listas que incluem seu número de outras empresas.

3. Interesses comerciais e fraudes

Muitas dessas ligações são tentativas de vender algo para você.

Golpes: algumas ligações são de pessoas tentando enganar você para conseguir informações pessoais ou financeiras.

4. Alteração do número de origem

Os chamadores podem usar tecnologia para fazer parecer que estão ligando de um número diferente, muitas vezes um número confiável ou local.

5. Leis não tão eficazes

Em muitos lugares, não há leis fortes o suficiente para controlar essas ligações.

Mesmo com leis, é difícil controlar essas chamadas, especialmente porque muitas vêm de outros países.

6. Os spammers sempre se adaptando

Quem faz essas ligações está sempre buscando maneiras de burlar os bloqueios, o que dificulta pará-los completamente.

7. Mais compras e serviços online

Com o aumento das compras e serviços pela internet, mais empresas usam o telefone como forma de contato direto com clientes em potencial.

Conclusão

Para tudo há uma solução, não se preocupe. Mesmo que as ligações indesejadas sejam chatas e corriqueiras, dependendo de quem liga, você conheceu várias soluções úteis hoje.

Infelizmente, nenhuma delas é definitiva para o problema, mas suavizam em muito. Além disso, são gratuitas e uma delas é até mesmo fornecida pelo governo.

A combinação de recursos de terceiros com os recursos do seu smartphone potencializa a eficácia desse “block”, então, desde que sejam apps seguros e confiáveis, não há motivo para não usá-los!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *