Pular para o conteúdo

Como criar um canal no YouTube: Guia Atualizado 2024

Tem o sonho de se tornar um Youtuber e mudar a realidade da sua família? Hoje, nós do Techtube iremos te ajudar nessa primeira fase de criação e personalização com dicas para monetizar desde o início, além de estratégias para acelerar o seu crescimento.

Criar conteúdos para o YouTube é uma ótima forma para transformar sua criatividade em uma fonte de renda extra. Com as dicas certas, você pode conquistar uma audiência fiel e alcançar o sucesso como criador de conteúdo digital.

Contudo, vale destacar desde o início que a monetização através de anúncios da própria plataforma requer o cumprimentos de algumas exigências que podem ser acessadas através da central de ajuda do Google.

Dito isso, vamos direto ao que importa! Prossiga com sua leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre a criação e personalização de canais no Youtube. Faça um bom proveito!

Leia também:

Como criar um canal no YouTube: Guia Atualizado 2024

O que é e como criar um canal pessoal no YouTube

Um canal pessoal, diferente da conta que serve como um espaço digital para armazenar seus interesses e gostos, possibilita o compartilhamento de conteúdo tanto pessoal quanto profissional, sem nenhuma restrição.

No entanto, um canal pessoal é restrito apenas ao usuário que o criou. Ou seja, você não pode adicionar membros da equipe ou administradores.

Sabendo disso, veja abaixo um passo a passo na prática de como criar o seu:

Criando um canal pessoal

  1. Acesse o YouTube
  2. Já logado em sua conta Google e clique na sua foto de perfil no lado superior direito
  3. Abaixo do seu nome de usuário em cor azul está a seguinte opção “Criar canal” clique sobre ela
  4. Defina o nome do seu canal e o identificador. Gaste um tempo pensando em um nome legal que se conecte com a proposta de conteúdo e seja fácil de lembrar. Quanto ao identificador, ele funciona como um “@”, portanto o ideal é que utilize o mesmo de outras redes para que o seu público lhe encontre facilmente
  5. Pronto! O seu canal já foi criado.

Atenção! Mais a frente falamos sobre a personalização e como deixar o seu canal mais interessante para o seu público-alvo.

O que é e como criar um canal de marca no YouTube

Um canal profissional ou de marca, é mais flexível do que um canal pessoal. Afinal, nele você pode atribuir papéis como gerente, administrador, editor e muito mais. Cada um com suas próprias permissões de acessos e compartilhamentos.

Por mais que inicialmente pareça uma opção inútil, acredite, com o seu crescimento essas funções irão se tornar imprescindíveis. Dito isso, veja abaixo como fazer para criar:

Criando um canal de marca

  1. Faça login na sua Conta Google e acesse o YouTube
  2. Já dentro da página clique na sua foto de perfil e selecione “Configurações”.
  3. Na seção “Seu Canal no Youtube”, abaixo do seu ícone procure por “Criar um novo canal”.
  4. Insira o nome da marca do canal e clique em “Criar”. Não se esqueça de criar um bom nome considerando fatores como facilidade para lembrar e digitar, além de ser conectado com a proposta de conteúdo
  5. Parabéns. Seu canal de marca foi criado!

Agora, é hora de personalizar o seu canal e deixar ele mais atraente para o seu público-alvo. Veja como:

Personalizando seu canal no YouTube

1 – Acesse as configurações

Para começar, acesse as configurações do seu canal. Você pode fazer isso clicando no seu perfil e selecionando “Personalizar o canal” ou diretamente nas configurações do YouTube.

2 – Edite o layout e branding

Uma vez dentro das configurações, é hora de colocar a mão na massa e editar o layout e branding do seu canal. Escolha um banner que represente bem o conteúdo que você vai compartilhar e uma foto de perfil que seja facilmente reconhecível pelos espectadores.

Caso você tenha um capital para investir inicialmente, considere contratar um designer para te ajudar com essa tarefa.

3 – Adicione informações relevantes

A descrição do canal é um ótimo lugar para contar aos espectadores sobre o que é o seu canal e o que podem esperar encontrar ali. 

Você também pode incluir links externos para o seu site, blog ou redes sociais para que os espectadores possam se conectar com você em outras plataformas.

4 – Pense no seu público

E por último, mas não menos importante, pense no seu público. Pense no que eles gostam e querem ver, e adapte o visual e conteúdo do seu canal para atender a essas expectativas.

Além disso, não deixe de responder aos comentários em seus vídeos, promova discussões e crie uma comunidade em torno do seu canal. Isso ajuda a aumentar o engajamento e fidelidade dos espectadores.

Dicas para crescer e monetizar o seu canal

Agora que seu canal está personalizado, é hora de criar conteúdo e até mesmo ganhar dinheiro com ele. Aqui estão algumas dicas:

  • Produza conteúdo de qualidade: Seus vídeos devem ser bem produzidos e relevantes para o seu público-alvo. Mantenha um estilo consistente e foque em temas que interessem aos seus espectadores.
  • Utilize Técnicas de SEO: Escolha títulos e descrições que contenham palavras-chave relevantes para aumentar a visibilidade dos seus vídeos nos resultados de pesquisa.
  • Explore Diferentes Formas de Monetização: Além da receita de anúncios (que possui suas próprias regras para poder participar), você pode explorar opções como vendas de produtos, super chats em transmissões ao vivo e até mesmo parcerias com marcas.

Por fim, outra maneira de chegar em mais pessoas e estourar a bolha é produzindo cortes dos seus próprios vídeos e re-publicando no shorts do próprio Youtube, TikTok, Instagram, Facebook entre outros.

Infelizmente chegamos ao final do nosso conteúdo sobre como criar um canal no Youtube, esperamos que o nosso guia tenha lhe ajudado. Desde já lhe desejamos sorte e muita sabedoria para trilhar essa sua nova jornada.

Se ainda tiver dúvidas ou queira fazer uma sugestão, fique a vontade para usar a caixa de comentários abaixo que nós iremos te ajudar. Obrigado por nos acompanhar e até mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *