Entenda como ganhar seguidores no instagram e conquistar a sua audiência em apenas alguns passos!
Quer fazer a sua rede social crescer para vender produtos como afiliado, divulgar o seu próprio negócio ou se tornar um influencer? Você chegou ao lugar certo!
Por mais que pareça uma tarefa simples, a verdade é que: não é! É preciso desenvolver estratégias, entender o seu público-alvo, criar conteúdos envolventes e fazer do seu perfil interessante para as pessoas.
A boa notícia é que vamos te ensinar tudo isso aqui. Se você se interessou e quer entender como, veja as 8 dicas que separamos para você conseguir alavancar o engajamento do seu perfil e ganhar seguidores no instagram.
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Como ganhar seguidores no Instagram em 8 passos
1 – Cronograma
Crie um cronograma de postagens com horários e dias definidos. Ao fazer isso, tudo irá se tornar mais fácil tanto em questão de planejamento de postagem e criação, quanto para o público que te acompanha saber quando tem novos conteúdos.
Para definir os melhores horários e dias para postar, você pode consultar os insights das suas próprias publicações e verificar os picos de acesso e interação.
Lembre-se que não estamos falando sobre regras, e sim, sobre estratégias. Ou seja, teste diferentes horários e dias para ter a quantidade de dados necessários para analisar.
2 – Bio do Instagram
A bio do instagram pode ser composta por apenas 150 caracteres. Sendo assim, é fundamental que crie uma bio forte que transmita a mensagem, cultura ou intenção do seu perfil.
Essa ideia deve ser clara e objetiva e ao final é preciso que haja um CTA (call to action) que não precisa ser necessariamente sobre vender, mas que leve o usuário para algum tipo de ação como conhecer o seu conteúdo, visitar o seu canal no youtube, twitch etc.
3 – Crie Reels
Sim, o Reels continua em alta no instagram e ainda é o formato que mais gera engajamento, visualizações e que atrai a maior quantidade de público para o seu perfil.
Graças a aba explorar e a prioridade da plataforma pelo formato de vídeos, o seu conteúdo tem grandes chances de aparecer para pessoas que se interessam nos assuntos e temas que você aborda.
Portanto, utilize esse recurso a seu favor e não limite a sua criatividade, o diferente muitas das vezes é o que se destaca.
4 – Descrição dos conteúdos
Crie descrições atrativas e que deem continuidade ao conteúdo apresentado no Reels ou imagem. Afinal, quanto maior for a sua taxa de retenção, mais o Instagram vai entender o seu conteúdo como relevante e irá apresentar para mais pessoas, seja através do feed ou na aba explorar.
Para isso, não há nenhuma fórmula especial, se trata apenas da qualidade do conteúdo e do quão informativo e interessante ele é. Por ser uma entrega orgânica, deixe o CTA mais para o final e foque em entreter e gerar interesse.
5 – Use hashtags conectadas com seu nicho
As hashtags, por ser um recurso já conhecido pelo grande público, muitas das vezes é subestimado. Contudo, elas ainda são uma ótima maneira de aumentar o alcance das suas publicações.
Isso porque, é possível aparecer no feed como sugestão para usuários que não te seguem, mas que são interessados pelo assunto, o que pode gerar mais visualizações, visitas ao perfil e quem sabe novos seguidores.
Sendo assim, quando for postar lembre-se de utilizar hashtags conectadas com o seu nicho, localidade e assunto que está sendo abordado.
6 – A interação deve partir de você
Se você é um especialista em uma área específica, posta sobre seu estilo de vida ou utiliza as redes sociais para impulsionar a sua empresa, dê a oportunidade do público lhe fazer perguntas, matar a curiosidade e conhecer mais sobre você e sua empresa.
Um ótimo recurso para esse objetivo são as “caixas de perguntas” do story. Inicialmente, é provável que gere pouco engajamento, mas com uma rotina de comunicação, aos poucos as interações irão se tornar mais comuns e com isso o entendimento da plataforma que o seu perfil é interessante e, automaticamente, você chegará para mais pessoas.
Atenção! Não deixe de responder os comentários nas publicações e mensagens no direct.
7 – Tenha uma identidade visual bem definida
Invista em uma identidade visual consistente e marcante com imagens de alta qualidade e com forte apelo visual, isso trará maiores chances de atrair a atenção do público.
Ter uma paleta de cores bem definida pode auxiliar também para tornar seu perfil mais atrativo e facilmente reconhecido, ao ponto de as pessoas verem suas postagens e reconhecerem como sua, sem nem mesmo precisar ver a sua logo ou o seu nome.
Além disso, utilize elementos gráficos e design criativo para destacar suas publicações e diferenciá-las na timeline dos usuários.
8 – Impulsione suas publicações
Se você quer acelerar ainda mais o crescimento do seu perfil, investir em tráfego pago é uma ótima ideia, afinal, com um baixo investimento já é possível observar bons resultados.
Para isso, a opção de impulsionar através do próprio aplicativo já traz algumas soluções e possibilidades, mas caso queira ter mais dados, informações e personalização é possível utilizar a plataforma do Meta Ads.
Por fim, ganhar seguidores no Instagram é apenas o resultado de uma boa estratégia composta por testes e otimizações. O importante é se manter ativo, em constante contato com o público e buscando sempre melhorar os conteúdos, seja através de técnicas de escrita criativa (copywriting), com marketing de conteúdo ou com designs cada vez mais interessantes e chamativos.
No mais, esperamos que tenha gostado desse artigo e que as ideias apresentadas aqui tenha lhe servido de ajuda. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, fique a vontade para utilizar a caixa de comentários abaixo que iremos te ajudar. Obrigado por sempre nos acompanhar e até mais!