Pular para o conteúdo

Como bloquear celular roubado pelo IMEI: Guia Atualizado 2023

  • Tutoriais

Aprenda como bloquear o celular roubado pelo IMEI em 2023, impedindo que outras pessoas utilizem o seu aparelho subtraído.

O IMEI (International Mobile Equipment Identity, traduzido para o português seria a Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é um código numérico, criado para ser compreendido em escala global e única.

Ele está presente em todos os dispositivos móveis com capacidade de se conectar às redes de celular. Isso inclui não somente os aparelhos celulares e smartphones, mas também tablets e modems de internet. 

Esse IMEI seria uma espécie de “CPF” de cada um desses aparelhos, conferindo uma identidade única para cada item. 

Muita gente confunde, mas esse número é diferente do número de identificação do chip, sendo esse chamado de ICCID (Integrated Circuit Card Identifier, ou Identificação do Cartão de Circuito Integrado).

Mas como eu consigo descobrir o número IMEI do meu aparelho? Existem algumas maneiras para isso, como mostraremos a seguir.

Como bloquear celular roubado pelo IMEI: Guia Atualizado 2023
Como bloquear celular roubado pelo IMEI: Guia Atualizado 2023

Como encontrar o IMEI de um celular

Existem uma série de opções para encontrar o número IMEI de seu aparelho, de diversas maneiras diferentes. 

Isso é importante, visto que você pode querer essa informação após ter sido roubado, ou seja, depois de não ter o seu telefone mais em mãos. 

Assim, você conseguirá solicitar o bloqueio de seu IMEI a qualquer hora, em qualquer lugar, estando com o seu aparelho fisicamente ou não.

Dentre as maneiras possíveis de se encontrar o IMEI estão:

Ligar para o número *#06#

Após digitar esse número, uma tela com o IMEI do aparelho irá aparecer automaticamente. Tire um print da tela ou anote o número IMEI em um papel, guardando-o em um lugar seguro.

Consultar a caixa do aparelho celular

A presença do número IMEI é obrigatória na caixa do aparelho móvel. Esse, normalmente, está localizado no verso da caixa, na parte de baixo e com um código de barras.

Portanto, ao adquirir um novo celular, guarde a caixa em um lugar seguro e de fácil acesso. Nada de jogar a caixa fora!

Nas configurações de sistema do aparelho

Nesse método, você deve acessar a parte de “Configurações”, “Ajustes” e/ou “Sobre” do aparelho, tanto em dispositivos iOS (iPhones) quanto Android (Motorola, Samsung, LG, Xiaomi etc).

Em seguida, deslize a tela até encontrar a parte de IMEI. Você pode anotar o número em um pedaço de papel e guardar, para caso fique sem o telefone fisicamente.

Pela internet

Para aparelhos Apple, pode-se acessar a Central de controle do Apple ID, através da internet. Você deverá iniciar sua sessão, com seu email e senha, e selecionar o dispositivo em questão.

Para dispositivos Android, existe a opção “Encontre meu dispositivo“, acessada através do login da sua conta Google. Na parte de cima na esquerda, toque no aparelho desejado e o número IMEI aparecerá.

Na gaveta do chip ou no verso do aparelho

Alguns aparelhos Apple mais antigos informam o número IMEI na bandeja do chip e no verso do telefone, na parte inferior. Cabe destacar, no entanto, que hoje em dia, os aparelhos mais recentes não apresentam essa opção. 

Portanto, caso você não tenha essas informações, utilize as outras opções para encontrar o IMEI mostradas no presente artigo.

Como bloquear seu celular através do número IMEI: um passo a passo

Agora que você sabe o que é o IMEI, sua importância e como encontrá-lo em seu aparelho, vamos descobrir como fazer para utilizá-lo para bloquear o celular. 

Essa é a primeira coisa que deve ser feita após uma pessoa ter sido roubada ou ter perdido o aparelho, uma vez que deixará o celular praticamente inutilizável, impossibilitando ligações, chamadas, acesso à internet móvel (3G, 4G e 5G) etc.

O bloqueio do IMEI é realizado pelas próprias operadoras, que são capazes de inserir o número em questão em uma lista de bloqueio, restringindo todas essas funcionalidades.

Cabe destacar que, uma vez recuperado o telefone, esse bloqueio pode ser revertido. Isso é muito importante para aquelas pessoas que acharam ou recuperaram seu telefone e pretendem continuar com a mesma linha.

Para realizar esse bloqueio, siga os passos a seguir:

Tenha o número IMEI em mãos

Ele é imprescindível para as operadoras conseguirem realizar o bloqueio. Por isso, é importante ter o número IMEI em mãos, como explicado anteriormente no presente artigo. 

Ligue para a operadora para solicitar o bloqueio

Os números das principais operadores de telefonia são:

  • Vivo: 1058
  • Tim: 1058
  • Claro: 1052 (ou 0800 72 36 626 para clientes Combo Multi)
  • Correios Celular: 10543

O dono do aparelho deverá informar o número IMEI ao atendente. Caso esse aparelho tenha dois chips, os dois números IMEIs deverão ser informados!

Vá à delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO)

É importante, em caso de roubo ou furto, que se realize uma denúncia formal do ocorrido para a polícia. Desse modo, vá à delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência após o crime.  

Esse é um processo simples e de extrema importância para a segurança pública de seu estado e município. Portanto, não deixe de fazer.

É possível, também, que as operadoras de telefonia móvel peçam o boletim de ocorrência para concluir o processo de bloqueio do IMEI. Nesse caso, esse passo deverá ser o primeiro a ser feito, antes de dar prosseguimento com o bloqueio junto à operadora. 

Existem, ainda, algumas delegacias de polícia que conseguem realizar esse bloqueio de IMEI, por motivo de roubo ou furto. Desse modo, é importante conferir se a delegacia em questão oferece esse tipo de suporte.

7 comentários em “Como bloquear celular roubado pelo IMEI: Guia Atualizado 2023”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0