Os vírus cibernéticos têm se mostrado uma ameaça cada vez maior nos dias de hoje. Afinal, todas as pessoas estão conectadas, seja por meio de um celular, de um tablet ou de um computador. Sendo assim, quando alguma suspeita de infecção ocorrer, é importante saber como tirar vírus do celular.
Por meio de algumas medidas simples, é possível fazer a remoção desse tipo de conteúdo indesejado no seu aparelho. Confira ao longo deste artigo, as formas mais eficazes de se livrar de um vírus no celular para se manter sempre protegido. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Kaspersky: o melhor antivírus para celular
Uma das formas mais certeiras de conseguir tirar vírus do celular é baixando um antivírus. Por isso, a melhor recomendação para quem tem um smartphone é recorrer ao aplicativo Kaspersky. Ele se tornou muito popular em uma versão para computador, mas sua fama foi compartilhada com a versão mobile.
Uma das principais vantagens de tê-lo em seu celular não se resume apenas à eliminação de vírus, mas também ao seu sistema antifurto e um filtro para chamadas indesejadas. Então, para eliminar qualquer ameaça do smartphone, realizar o seu download por meio da loja de aplicativos é a melhor solução.
Remova o cache do Google Chrome
Além de instalar um antivírus no seu celular, também é importante fazer a remoção do cache do Google Chrome. É muito comum que os malwares acabem sendo armazenados nesse tipo de arquivos “ocultos” do celular, já que muitas pessoas esquecem de apagá-los com frequência.
Para realizar esse tipo de ação, será preciso abrir o Google Chrome no seu aparelho, ir até “Configurações”, acessar a aba de “Privacidade e segurança” e clicar em “Remover dados de navegação”. A opção a ser marcada é a de arquivos em cache. Por fim, basta selecionar “Remover dados” e pronto, os seus dados serão excluídos.
Mantenha o Google Play Protect ativo
Outra maneira muito eficaz de eliminar o vírus do seu celular é ativando o Google Play Protect por meio do aparelho. Essa ferramenta é indispensável para quem gosta de manter a privacidade dos dados em dia e, também, para impedir que qualquer invasor tome conta das suas informações.
Para ter acesso a essa configuração tão relevante de um smartphone, é necessário acessar a Play Store em seu celular. Depois, basta clicar na foto de perfil do usuário presente no canto superior direito, escolher a opção “Play Protect” e clicar em “Verificar”. Dessa forma, aplicativos e programas maliciosos serão identificados e removidos.
Formate o seu aparelho
Em alguns casos, é possível que, mesmo depois de tanto esforço, o seu aparelho não elimine totalmente o causador dos problemas. Sendo assim, se nada der certo, será preciso formatar o celular. Para isso, será necessário buscar pela opção de restaurar o smartphone para as suas configurações de fábrica.
Por meio dessa ação, todos os dados que estão armazenados em seu aparelho serão definitivamente excluídos. No entanto, o sistema operacional ficará inteiramente limpo, livre de qualquer que seja o vírus instalado na máquina. É importante que antes de realizar a formatação, o usuário faça um backup de seus arquivos mais relevantes.
Como identificar vírus no celular
Existem algumas maneiras muito simples de identificar que um celular foi contaminado por vírus. As principais delas são:
- Aplicativos começam a abrir sozinhos sem a solicitação do usuário;
- Anúncios que surgem de maneira repentina na tela do celular;
- Mensagens que foram enviadas do seu celular, mas não são de sua autoria;
- Abas do navegador que não foram abertas por você;
- Celular com descarregamento rápido, com um consumo de bateria fora do normal;
- Celular apresentando lentidão em excesso;
- Aplicativos fechando sozinhos de maneira frequente.
Geralmente, esses são os sinais padrão de que um celular foi infectado por um vírus. Para eliminá-los, é importante seguir os passos informados anteriormente, além de baixar um bom antivírus para evitar que novos problemas acabem surgindo no seu aparelho.
Como evitar ter vírus no celular
Caso você ainda não tenha suspeitas de vírus em seu aparelho, ou se deseja se prevenir para que não ocorra novamente, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar uma contaminação. Dentre essas principais medidas, as principais que podemos citar são:
- Evitar abrir sites que você não conhece ou que não aparentam ser confiáveis;
- Evitar instalar aplicativos que não estejam disponíveis na App Store ou Google Play;
- Não abrir arquivos desconhecidos ou de fontes em que você não confia com o seu celular;
- Usar apenas aplicativos que passem por uma certificação de segurança de sua loja oficial;
- Não oferecer permissões estranhas para aplicativos;
- Não clicar em links suspeitos recebidos em redes sociais ou por mensagem de texto.
Manter o seu celular seguro é sempre uma prioridade. Por isso, aproveite as dicas de como tirar vírus do celular para usufruir, ao máximo, do aparelho sem passar por perdas desnecessárias.